quinta-feira, 24 de maio de 2012

Análise - Fairy Tail: Zeref Kakusei (PSP)

Como não tenho muito pra postar hoje, vou fazer uma análise em texto de um jogo aleatório. O jogo de hoje será:
(ah, você já leu o título, não vale!!)



Sim, o mais novo jogo da série de mangá e anime Fairy Tail, Zeref Kakusei (O Despertar de Zeref).

   - História:
A história do jogo é uma espécie de roteiro do próprio mangá/anime, onde retrata as batalhas da Fairy Tail contra outras guildas e em algumas missões. Pra quem acompanha a série, o jogo retrata desde o começo do arco da Orácion Seis (mais especificamente, quando a Wendy entra para a Fairy Tail em diante) até o arco da Ilha Tenrou (acho que traduz como Ilha do Lobo dos Céus, ou algo assim).
A história em si desses arcos é muito boa, mas quero evitar dar spoilers aqui. Se você acompanha a série, sabe do que estou falando.



   - Visual
Isso é um jogo de PSP, então não espere gráficos fodões. Mesmo assim, os gráficos do jogo são bem feitos, mas que poderiam ser melhores, já que a resolução do PSP também não é lá a melhor que existe.

   - Gameplay:
O gameplay é bem parecido com os dos outros jogos da série: você fica, inicialmente, dentro da Fairy Tail, e lá você pode conversar com o pessoal, comprar items, roupas, acessórios, fazer anéis para aumentar habilidades, comprar ataques especiais e fortificar seu equipamento (que na verdade são só roupas e acessórios). No quadro de avisos, você pode aceitar missões principais, que seguirão (na maioria das vezes) a história original da série, ou simplesmente aceitar missões opcionais para ganhar mais dinheiro ou pegar items raros. As missões variam muito pouco, e geralmente envolvem pegar items espalhados pelo cenário, derrotar inimigos específicos ou simplesmente achar e conversar com alguém do cenário. As missões opcionais é só isso mesmo, enquanto as missões da história geralmente envolvem diálogos entre personagens e batalha contra "chefões", que costumam ser os vilões da série.

   - Trilha sonora e dublagem:
Me surpreendi com a trilha sonora, pois ela é totalmente original, mas se encaixa muito bem com o ritmo da série. Sobre as vozes, achei uma verdadeira decepção. No Portable Guild 2, todos os personagens tinham vozes, que fosse apenas durante as missões principais, mas neste jogo, apenas alguns personagens como a Erza, o Brain e a Angel. O resto, só mesmo algumas frases de ataque, ou quando você termina uma missão com eles. Nem mesmo o Natsu e o Jellal tem vozes! Fiquei muito decepcionado com isso.


   - Geral:

Eu confesso, curto muito a série Fairy Tail, mas não sou extremamente maníaco no assunto. Como fã, achei que o jogo foi feito muito nas pressas, e que certas partes foram deixadas de lado quando não deveriam ser. As vozes e a linearidade do jogo foi decepcionante, e conseguir dinheiro para comprar ataques melhores ou roupas melhores é uma tarefa chata e que deve ser feito para todos os personagens separadamente, o que quer dizer que, mesmo que o dinheiro obtido dê pra comprar alguma coisa, só vai servir para aquele personagem, e não conseguirá reaproveitar o item (exceto anéis). Eu ainda não zerei o jogo, mas também não está numa das minhas prioridades pelo ritmo enjoativo do jogo. Mesmo dando para jogar multiplayer, o jogo só aceita rede local, ao invés de um verdadeiro multiplayer online.
Por outro lado, a trilha sonora faz você esquecer um pouco desses defeitos, além de que o jeito que a história é contada é muito fiél com o que realmente acontece na série...claro, supondo que você saiba ler em japonês.

No geral mesmo, não recomendaria este jogo. Se for para jogar um jogo do Fairy Tail, jogue Portable Guild 2. Tem a saga Fantasia (uma das melhores por todos os fãs), os visuais são mais claros e a interface é mais bonita que em Zeref Kakusei, fora que PG2 tem ataques especiais em grupo.

Nota: 5,5/10,0

Se você quiser que eu analise algum outro jogo, me avise ou mande uma sugestão nos próprios comentários. Qualquer jogo tá valendo (desde que eu tenha o jogo né)

É isso aí, por hoje é só!
Out.

3 comentários:

  1. Higurashi Daybreak! Tenho o jogo original pro meu PSP e adoro jogar com a galera online através do XBConnect XD

    ResponderExcluir
  2. eu acabei as missoes de nivel C e agora queria comecar a fazer as de nivel B ou A mas nao aparecem para eu fazer como faco para comecar a faze-las

    ResponderExcluir
  3. por favor ajudem , e como e aonde faco aneis para aumentar hp do meu personagem

    ResponderExcluir