sábado, 30 de junho de 2012

Análise [2]: Full Ani - MAHJONG VALENDO O TOBA!


Desculpa pelo título, mas eu não pude me segurar quando eu pensei "Qual seria um bom título para colocar?" e saiu isso aí xP

Bom, vamos para o nosso review:

Viu pessoal? É por isso que se deve desligar o pc quando estiver trovejando.
Full Ani é um jogo da Leaf lançado em 2006 e conta a história do personagem principal, Yuu,  que é absorvido em um jogo de videogame junto com uma amiga sua, Rinko, durante uma trovoada misteriosa. Yuu é acordado por uma pessoa bem estranha e irrealística e vê que está vestido como um guerreiro. Após um brevíssimo diálogo, ele vai rumo a um castelo próximo para encontrar a sua amiga e levá-la de volta para casa, de algum jeito. Todos os oponentes que você encontra no caminho só podem ser derrotados por um jogo de Mahjong, sabe-se lá porquê. Mulheres-gato, magas e até mesmo freiras vão tentar te impedir de se encontrar com sua amiga por o confundem com outro tipo de monstros que vivem nas proximidades, mas depois de derrotá-las, elas percebem que você é o herói que deve salvá-la e...é, elas te recompensam por ter ganhado delas, se é que você me entende.
A história é quase inexistente, mas como o foco do jogo não é a história, vamos deixar esse passar...

...What?...Ah tá, aquilo ali é um dedo.
O jogo, ao contrário do que está escrito na VNDB, é curtíssimo, talvez umas 2~3 horas pra completar o jogo, supondo que você saiba jogar mahjong. De verdade, o jogo é basicamente derrotar 5 ou 6 inimigos em mahjong e assistir o desfecho da "história". A qualidade do jogo não é lá essas coisas para os padrões de hoje, mas são bem feitos. Não que os gráficos justifiquem os 6,5GB do jogo, mas são bonitos de se admirar.
...As H-scenes do jogo são boas, admito, mas isso é algo que é (muito) difícil de se julgar, por ser algo que depende do gosto do jogador e dele com as personagens. Fora isso, a engine do mahjong é a engine padrão dos jogos do gênero com a adição de alguns poderzinhos como Ippatsu Tsumo e Ron Mukou, também bem conhecidos em outros jogos de mahjong mais fantasiosos. Para adquirir esses poderzinhos, você tem que ter dinheiro, e você consegue dinheiro derrotando suas oponentes em mahjong...é, confuso, mas é assim mesmo. Além disso, você só pode comprar os poderzinhos antes da batalha, e como o dinheiro ganho depende muito do resultado do jogo anterior e os items são caros, tome cuidado para não gastar todos os items com uma personagem e ficar com as mãos abanando para os próximos.

Pode isso, Arnaldo?
Por ter mahjong no meio, espera-se que a CPU seja bem infeliz e acabe com a sua graça conseguindo mãos semi-impossíveis e te humilhando toda hora, mas incrivelmente o jogo é fácil, bem mais comparado com Saki ou Higurashi no Naku Koro Ni Jan. Eu já joguei umas 7 horas desse jogo e só perdi uma única vez, e realmente foi por erro das minhas jogadas.

Sobre as rotas do jogo, isso me decepcionou. De fato, não tem apenas uma rota como em Sisters ~Natsu no Saigo no Hi~ (que é outra VN animada, que talvez mais tarde poste sobre ela), mas a rota do jogo inteiro é a mesma, mudando apenas as H-Scenes, uma média de 2 ou 3 para cada personagem, e apenas 3 finais diferentes. Muito ruim, considerando que a versão em DVD de Fate/Stay Night lançou no mesmo ano, pra se ter uma idéia da complexidade que as VNs já tinham adquirido. Além disso, você só consegue uma determinada H-Scene por pura sorte. Sem escolhas durante o jogo, sem "Pra essa H-Scene você tem q fazer x pontos, ou conseguir tal yakuman", nem nada, é completamente aleatório, inclusive qual final você terá.
Eu sei que fazer VNs longas, e ainda por cima animadas, é um trabalho extremamente desgastante, mas a Leaf não estava trabalhando tanto assim para os seus jogos futuros (o port de Utawarerumono lançou 3 meses depois desse jogo, mas este é originalmente de 2002. Seu próximo jogo foi lançado só em 2008 e foi um side story de ToHeart2), e o pai de todas as VNs animadas, School Days, tinha lançado um ano antes. Eles poderiam muito bem ter aproveitado mais o tempo de desenvolvimento do jogo.

Nem a vilã do jogo escapa do charme do herói.
Dito isso, dá pra perceber que não há muita coisa para se fazer depois de zerar o jogo, a não ser correr atrás das H-Scenes que falta. Como extra, você pode jogar uma partida de mahjong com as personagens amistosamente, ver as cenas do jogo mais uma vez, ouvir a trilha sonora do jogo e alguns papéis de parede que você habilita, também sem qualquer lógica em como habilitar. Mas claro, habilitar tudo isso vai depender do seu save, e isso também é um problema. A questão é que, ao executar o jogo, ele pode carregar o seu save errado, ou ainda sobrescrevê-lo por um save vazio, e nem preciso dizer o quão frustrante isso é, por menor que seja a visual novel.

Resumindo:
 - Pontos Fortes:
      *VN animada com boa qualidade
      *Totalmente dublado
      *Tem mahjong 
      *Tem um bom número de H-Scenes totalmente animadas

 - Pontos Fracos:
      *Muito curto
      *6.5GB...precisava mesmo?
      *Algumas H-Scenes decepcionam totalmente
      *Sem legendas para os diálogos
      *Sistema de Save/Load incrivelmente falho

Nota: 5,5/10

Opinião final: Se for jogar por ter mahjong, tem vários outros jogos pra isso e que pesam muito menos na memória. Se for jogar pelas HCG, Sisters tem coisa melhor, mesmo com só 3 personagens. Se for jogar pela história...você está no jogo errado. Agora, se você for fã da Leaf, ou quer um ver algumas H-Scenes animadas sem ter que apelar pro Youtube, jogue, mas não terá muita inspiração para jogar o jogo depois de 2 semanas.

Bom galera, o review acaba por aqui. Se quiserem enviar sugestões para próximos reviews, poste como comentário que eu verei o que posso fazer! (Se o jogo for muito longo, complica, mas pode mandar mesmo assim ^^)
Out.

Um comentário: