sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Mass Effect - Franquia Infinita?


Há muito tempo, neste mesmo planeta, havia um jogo exclusivo da Microsoft chamado Mass Effect. O jogo, produzido pela Bioware, mesmos criadores de Star Wars: The Old Republic, pessoalmente um dos meus jogos favoritos da franquia Star Wars, foi lançado como uma cartada para que aumentassem as vendas de Xbox com a criação de um título exclusivo para a Microsoft (apesar de alguns meses depois eles lançarem para PC também).

Certo dia, a Eletronic Arts viu potencial no jogo, e comprou a licença da Microsoft para distribuí-lo, possibilitando assim as versões para PS3, apesar da versão do Xbox sempre ter alguma coisa à mais em relação aos jogadores do console concorrente. Desde então, Mass Effect, especialmente após a segunda iteração do jogo que foi um salto imenso em todos os aspectos, ainda mais na história e nos visuais, se tornou uma das franquias mais renomadas no cenário contemporâneo de games

(eu não quero incitar brigas sobre o final de Mass Effect 3, e a correção que fizeram depois, e blá blá blá. Isso aí fica pros vídeos de hate no Youtube, que por sinal tem vários)


Em entrevista recente ao site de notícias de games VG247, um dos produtores da Bioware Montreal disse que o próximo Mass Effect não terá nada à ver com o Comandante Sheppard (ou seja lá qual nome você deu pra ele), e que este jogo terá um enfoque muito diferente que a trilogia original. Apesar de demais detalhes estarem bem debaixo dos panos, apesar disso confirmar um novo jogo da franquia no futuro, o destino da franquia está incerto.

Eu fiquei triste ao ver esta notícia. Não pelo fato do próximo jogo não ter o capitão kick-ass ou os personagens que já nos acostumamos nos jogos anteriores, mas sim pelo destino que a franquia está seguindo. Esta história não é lá tão original, pois quem acompanha notícias de Star Wars, Star Trek e qualquer HQ de super-herói sabe que, como produtor gosta de dinheiro, ele vai expandir uma franquia que está dando dinheiro nos demais meios. Sendo mais atual, basta ver as franquias Dead Space, Halo, Dragon Age, Resident Evil, Assassin's Creed, Need for Speed e Uncharted, que começaram apenas com seus joguinhos e agora você pode facilmente encontrar, dependendo dos casos até oficialmente em português, livros, HQs, graphic novels e o diabo de fanservice dessas franquias, além de inúmeras fanfics por aí.

O problema não é expandir a franquia, mas sim desta expansão fazer o próprio jogo sofrer. Exemplos clássicos são Need for Speed, que de rachão muito louco virou um misto de simulação com corridas sem graça e repetitivas, Resident Evil, que antes foi um ícone dos survival-horror por aí e agora mais virou um filme com quick-time events (aqueles eventos que você tem que apertar uma sequência de botões ou movimentos com o analógico), e Assassin's Creed, que deixou de lado a história pica brava pra colocar minigames sem sentidos e focar no online.

Mass Effect pra mim foi uma franquia muito ferrada, estilão Star Wars só que com muito mais liberdade (no aspecto da exploração dos planetas e liberdade das escolhas no jogo)... e poxa, ficção científica com branching story (aquelas famosas histórias que não possuem um final único, como muitas Visual Novels) é uma fusão perfeita de um jogo foda e que vale muito o dinheiro investido. Seria um baita desperdício se visse um jogo deste estilo virando um simulador de naves ou um Third-Person Shooter com uma pseudo-história de fundo (não é verdade, Binary Domain?)... e nem preciso dizer que seria pior ainda se virasse uma franquia serializada como NFS, CoD e Battlefield, que têm jogos todos os anos.


O que vocês acham? Acham que Mass Effect vai continuar sendo uma franquia foda mesmo sem o Sheppard? Ou acha que a franquia "já deu o que tinha que dar" e é melhor a Bioware se preocupar com um novo IP? Diga o que você acha!


Quanto à mim, estarei indo pro meu cafofo. Até a próxima pessoal!
Out.

Nenhum comentário:

Postar um comentário