sábado, 17 de novembro de 2012

As contradições do anime de ''Little Busters!''


Esse é um assunto que eu já quero falar a bastante tempo. Se você acompanha os posts da ZeroForce, já percebeu que muitas vezes falamos (e muito bem) de Little Busters!, uma visual novel da KEY, a mesma que criou Clannad, Kanon, Air, etc.
Little Busters! fala sobre um grupo de amigos que resolve jogar baseball para aproveitarem o tempo juntos, assim como faziam na infancia, já que logo sairiam do colégio. A história aparenta ser meio boba, mas só aparenta. É o que vem mais tarde que realmente conquistou tantos fãs.
E então, esse ano o anime foi lançado pelo estúdio de animação JC Staff. As dúvidas já começaram por ai. Até então, todas as adaptações de obras da KEY haviam sido realizadas pela Kyoto Animation, que sempre fizera um excelente trabalho. Uma das características da Kyoto é a animação e a adaptação, que era feita sem pressa, cobrindo toda a história sem deixar falhas. Mas ai, parece que a bola foi passada para a JC Staff (estudio de Shakugan no Shana, Toradora e Bakuman, por exemplo) que nunca foi conhecido pela animação ou pela beleza de suas obras, e sim pela quantidade de animes que eles lançavam a cada temporada. É claro que todos ficaram apreensivos, já que a JC parecia o oposto da Kyoto.

 


E ai, o anime saiu. Já era possível notar algumas falhas logo no primeiro episódio, mas era um trabalho muito bom para a JC Staff. Os episódios foram saindo, e claro, não era uma maravilha, mas eles estavam fazendo um bom trabalho com a adaptação da história. Mas ai, um novo ''problema'' começou. Todos estavam criticando o anime, não só o exterior, mas também a história, dizendo que era um drama forçado, comédia forçada... Os únicos que o defendiam eram os que já haviam jogado a visual novel. O anime acabou ficando muito pra trás, sendo ofuscado por vários outros dessa temporada, incluindo o novo anime da Kyoto, Chuunibyou demo koi ga Shitai! e principalmente Shinsekai Yori.


E ai... mais uma bomba. Não bastavam todas as criticas e o estudio, agora também havia sido confirmado que o anime só teria uma temporada. A visual novel tem em torno de 200 horas de gameplay, seria necessário 2 temporadas, como a Kyoto fez com Clannad, para que cada ponto importante fosse coberto sem pressa. Eles resolveram encaixar Little Busters!, Little Busters! Ecstasy e o Refrain em uma única temporada, que já começou corrida e pelo visto vai continuar no mesmo ritmo.
Eu não vou dizer que o anime está ''ótimo''. Os episódios estão divertidos, mas isso não é crédito do estudio e sim da obra original. A história está corrida, mas eu não diria mal adaptada. A animação e o visual do anime é que estão críticos. Melhoram em alguns episódios, algumas cenas até, mas nunca chegariam na qualidade de um anime da Kyoto.
Eu vou continuar encorajando todo mundo a assistir porque eu sei como a história fica incrível mais para a frente. Não tem muito o que fazer, é aguentar o visual ruim e cada arco durando 3 episódios mesmo.



Nidorina :3

Um comentário:

  1. ainda não joguei a novel
    to gostando do anime, apesar que acho ele um
    pouco forçado em algumas partes.
    fico bastante triste com oq estão fazendo, uma temporada é muito pouco

    ResponderExcluir