quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Neon Genesis Evangelion 13 é lançamento mundial (incluindo Brasil!), e Little Busters terá TUDO em 26 episódios


Não, seus olhos não estão enxergando errado. Por incrível que isso pareça, a editora JBC está surpreendendo a ponto de acompanhar as suas traduções com a data de lançamento japonesa do mangá Neon Genesis Evangelion, acompanhando com outros países como Estados Unidos, cujo mangá é publicado pela Viz Media, e França com a editora Glénat.

A editora brasileira do mangá, a JBC, cita em seu site oficial que o volume estará disponível nas bancas a partir do dia 5 de Novembro no Brasil inteiro, mas, para os mais sortudos que podem comprar em São Paulo, Rio de Janeiro ou outra capital/cidade grande que tenha uma banca especializada, amanhã mesmo (dia 2 de Novembro) os primeiros exemplares chegarão às prateleiras.

Neon Genesis Evangelion é a série de mangá de Yoshiyuki Sadamoto que mais tarde foi adaptada para uma série de anime de 26 episódios (que inclusive passou aqui no Brasil, com dublagem e tudo mais), vários filmes e jogos para Play2 e PSP. Como eu não conheço a série tão bem assim, meu conhecimento para por aqui, mas saiba que Evangelion é uma série muito conhecida tanto no Japão quanto aqui mesmo no Brasil, estando como um dos melhores best-sellers atualmente segundo a Shonen Jump.

Além a edição tankobon mostrada acima, com 200 páginas e custando R$11,90, o mangá também terá suas edições "meio-tankobon" (que foi herdada da antiga Conrad, e pra quem estranha o nome, o meio-tankobon é do mesmo tamanho que Negima! atualmente, também publicado pela JBC) publicadas por aqui, custando R$7,90 cada.


E agora uma notícia um tanto... esperada: o produtor do anime de Little Busters, Kohei Kawase (produtor de Accel World, Shakugan no Shana e To Aru Kagaku no Railgun) afirmou em um programa de rádio japonês que, de fato, o anime da J.C. Staff (To Aru Kagaku no Railgun, Toradora, Sakurasou no Pet na Kanojo) cubrirá todos os eventos da visual novel original, por mais que "26 episódios não sejam o suficiente".

Por mais confuso que o comentário possa parecer, ele jura de pé junto que o anime cubrirá as rotas de todas as personagens (e com isso deve incluir as rotas exclusivas do Ecstasy: Kanata, Sasami e Saya) e ainda o Refrain expandido, prometendo ainda uma "surpresa" no último episódio do anime, que vai agradar (e aliviar) os fãs da visual novel original.

Olha, eu sei que jogo LB! faz pouco tempo e ainda mal toquei no Refrain, mas do episódio 4 já está claro pra muita gente que as rotas específicas vão ser corridas à beça. Infelizmente. A rota da Komari foi uma das melhores rotas de personagem de visual novel que eu já joguei até hoje, e eles conseguiram passar o clima errado para o pessoal que assistiu o episódio e tem um senso da rota dela. Eu odiaria ver as rotas das demais personagens serem corridas assim, por mais "menos dramática" (ou não) que essas rotas sejam... mas se bem que ficaria igualmente enfurecido se cortassem a rota de outra personagem com isso para fornecer base e tempo pras demais.

O que será que Kohei está tramando? Uma segunda temporada, talvez um Little Busters: Refrain? Um filme pós-anime para fechar tudo de tanta coisa que tem para cobrir? Um anúncio da Visual Arts que virá para o ocidente e largar a mão de uma vez por todas com os preços abusivos de importação de seus jogos? Seria ainda uma adaptação de Kud Wafter, o after story de Little Busters? Só podemos especular por enquanto...

Eu só rezo para que o Kohei saiba o que está fazendo, pois é o que dissemos na nossa prévia do anime: a visual novel é excelente e tem muitos fãs, seja por causa do nome da Key no meio ou não. A adaptação do anime vai vangloriar ou arruinar o nome da J.C. Staff por muitos e muitos anos dependendo da sua qualidade, assim como a falha histórica da adaptação da Toei com Kanon (2002) e o filme de Clannad, ou como a salvação que a Kyoto Animation fez com Kanon (2006) e os "dois animes" de Clannad (o original e o After Story).


Por hoje é tudo pessoal. Amanhã eu não sei se vou postar aqui no blog pois tenho muita coisa pra fazer (e traduzir), e por ser feriado, é o jeito pra dar um boost nos progressos daqui. Mas teremos coisas legais para mostrar para vocês neste final de semana, então fiquem ligados!
Out.

3 comentários:

  1. a notícia sobre o Little Busters é muito boa, ou muito ruim?

    ResponderExcluir
  2. Na verdade Evangelion não foi adaptado de mangá para anime. O anime veio primeiro. :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção: a produção do anime foi iniciada antes do mangá, mas o mangá em si veio primeiro. O mangá da série foi lançado em Dezembro de 1994 (com o primeiro tankobon em meados de Julho de 1995), enquanto o anime estreou em Outubro de 1995.

      O primeiro volume do mangá prova isso, é só ver a data lá ^^

      Excluir