terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Gosta de Animes, RPG, VNs e TCG? Tá na hora de jogar Weiss Schwarz!


Quando você fala a palavra TCG para alguém do ocidente, chances são que ele vai pensar em Yu-Gi-Oh, Pokémon, Magic, Naruto, Cardfight Vanguard ou outros TCGs mais obscuros. Mas... você já pensou em jogar um TCG que tivesse as suas personagens favoritas daquele seu anime ou visual novel predileta, pare de chorar, pois o famoso TCG japonês Weiss Schwarz está pouco a pouco vindo aqui para o ocidente, algo que deixará fãs bem felizes!

Weiss Schwarz (também conhecido como Weiß Schwarz, por ser uma palavra de origem alemã) é um TCG da Bushiroad que faz exatamente isso, junta decks de várias séries de animes, visual novels e até alguns RPGs. Assim como vários TCGs, pode-se comprar um Starter Deck ou Trial Deck para já jogar com um deck de estratégias pré-definidas, ou comprar os famosos boosters e montar o seu próprio deck com sua própria estratégia. Temos inúmeras séries em Weiss Schwarz, e apenas para citar algumas, Disgaea, Persona 4, Mahou Shoujo Madoka Magica, Angel Beats, Kud Wafter, Tantei Opera Milky Holmes, Fate/Stay Night e Fate/Zero, Idolm@ster, Suzumiya Haruhi, Macross Frontier, Robotics;Notes, Rewrite, Little Busters, Accel World, Sword Art Online... ufa, e olha que ainda tem uma renca.

Óbvio, não existe só Weiss Schwarz no mundo de TCGs com personagens de anime, JRPGs e visual novels. Temos também as séries Precious Memories, Chaos, Prism Connect e Victory Spark, mas são séries que têm poucas pessoas que jogam no ocidente, além de ser difícil o acesso das cartinhas dessas séries por aqui. Não que sejam jogos mais difíceis de jogar em comparação com WS, mas são campos e regras um tanto diferentes e que pode deixar algumas pessoas confusas que querem jogar todos eles.

Uma partida convencional de Precious Memories

Como jogar Victory Spark facin em 10 minuti

Prism Connect também tem suas peculiaridades, mas puxa umas coisas de WS

Weiss Schwarz já é um tanto mais famoso, tanto que já inclusive ganhou uma visual novel com elementos de TCG para PSP (eu considero visual novel, afinal, dá pra zerar o jogo jogando apenas uma partida do TCG no jogo inteiro) e alguns dos decks estão vindo traduzidos para o inglês oficialmente, como aconteceu com os decks de Fate/Zero, Madoka Magica e Disgaea.

É um jogo bem legal de se jogar, acredite. Tem bastante gente que se espanta ao ver o campo de jogo de WS e das fases de cada turno, mas é coisa de jogar umas 4~5 partidas para dominar o fluxo do jogo perfeitamente. Há vários tutoriais por aí falando deste TCG, inclusive contando com o tutorial do jogo de PSP, e todos são bons, apesar de uns serem mais completos que outros. Para se ter uma noção básica, veja o vídeo abaixo.


E porque estou fazendo um post sobre o jogo? Boa pergunta...
Brincadeiras à parte, é um jogo bem interessante para se focar ao invés dos já extremamente populares TCGs, além de ser um TCG de anime. Digo, o que é mais da hora do que jogar com as suas personagens favoritas, que além de ter cenas e CGs tiradas dos animes e jogos originais, possui cenas bônus das personagens, como por exemplo nos decks de Suzumiya Haruhi e Angel Beats onde várias personagens aparecem com óculos e em poses diferentes nunca mostradas nos animes? Isso tudo sem contar que, para qualquer tema do seu deck, há no mínimo 4 estratégias diferentes que você pode fazer, e ao misturar cartas de várias cores no seu deck, dá para fazer estratégias bem interessantes.

"Tá, mas como eu faço para achar oponentes para jogar?"
Dois jeitos. Um é jogar o jogo de PSP mesmo, que por mais que seja contra CPU, há vários decks interessantes que as personagens usam de várias dificuldades diferentes. Outro é comprar um deck de verdade e acessar fórums especializados no jogo para achar algum oponente e jogar via livestreams como UStream ou similares. Isso tudo, claro, contando que você não tenha algum amigo que tenha um deck e jogue com você, pois daí você é um sortudo e tanto.

Aí vai um vídeo de uma partida de verdade de Weiss Schwarz:


Eu achei um jogo bem viciante. Quem estiver a fim de jogar, me dá um toque lá no Anime Dreams que a gente joga ^^
Out.

Um comentário: