quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cobertura: Sony Playstation Meeting 2013

Fusão do Dualshock com o Game Pad do Wii U? Imagina...
Depois de dois dias de imensa dor (é uma longa história), muita gente estava ansiosa pela Playstation Meeting, uma conferência da Sony no estilo dos eventos que ocorrem com a Apple e seus anúncios de novos produtos, onde rumores diziam que ela revelaria algumas coisinhas do PS4 (ou Orbis, ou seja lá como fosse). Bom, eles não só acertaram que o foco seria no PS4, mas também houve muitos trailers, demonstrações de novas engines gráficas e até mesmo gameplays gravados e ao vivo de próximos títulos do novo console como o novo Killzone e Watch Dogs, além de algumas boas surpresas que só quem acompanhou as quase três horas de evento sentiu na pele.

Mas para poupar o seu tempo em ver a livestream gravada de algum site gringo ou no Youtube, vamos ao resumo da conferência!

A aquisição da Gaikai pode não ter sido barata para a Sony, mas nós só teremos motivos para comemorar!
Depois de um lero-lero dos apresentadores falando a história da Playstation e de seu rumo ao futuro dos games, eles confirmaram alguns aspectos técnicos do próximo Playstation, além de estar confirmado que será chamado PS4 mesmo. Sua CPU possui arquitetura x86, podendo trabalhar em 32-bit (precisão simples) ou 64-bit (precisão dupla), contará com uma arquitetura bem similar à do PC para facilitar programação e desenvolvimento de jogos, e ao contrário que muitos rumores diziam, o console terá 8GB de memória RAM. Nada foi dito de sua placa de vídeo, apenas que ela tem memória GDDR5, podendo trabalhar em frequências de, no mínimo, 3600MHz, uma boa melhora comparando com a memória GDDR3 do PS3. O controle modificado para ter display frontal e botão de "share" foi confirmado, abrindo possibilidades para gravar gameplays e live-streams (quem sabe até comentado, conectando um headset no controle) sem precisar de placa de captura, a possibilidade de pedir ajuda para outros jogadores para ajudar em uma parte difícil (tipo como ocorre em Persona 4: The Golden) ou até mesmo controlar o seu personagem para passar dessa parte (prevejo muita trollagem nisso!), além de uma "light bar" que, segundo os desenvolvedores, irá identificar o jogador. Nada foi revelado sobre aquela patente que fizeram de um controle que se divide em dois Move's separados ou algo sobre o sensor biométrico também patenteado pela Sony ou ainda sobre a aparência do console em si ou seu preço, mas como ainda temos eventos grandes para acontecer como o PAX e a E3, devemos ter respostas para isso em breve.

Só conseguiu comprar um PS3 agora? Se danou, meninão!
Após isso, um representante da Gaikai falou sobre o seu serviço de stream de jogos para diferentes plataformas (exatamente, não apenas para PS3/PS4 e PSVita, mas também para os celulares certificados pela Playstation, como o Xperia Play e celulares da HTC), onde deu para entender que jogos das gerações anteriores de Playstation's serão jogáveis, provavelmente por um preço de uma assinatura assim como é com Netflix e similares, e até mesmo jogar jogos de PS4 no Vita, onde o PS4 faz todo o processamento de dados enquanto o Vita vira um controle com telinha mesmo, exatamente como alguns jogos do Wii U trabalha ao passar a tela do jogo da TV para o Gamepad.

Duas palavras que definem The Witness: fascinante e relaxante

Alguns jogos também foram revelados como Knack, Driver Club, The Witness (dos mesmos criadores de Braid), além de novas idéias e engines que várias empresas estão testando como a engine de renderização facial da Quantic Dreams (mesma produtora de Heavy Rain e Beyond Two Souls, esse último será lançado ainda neste ano) e de um "programa" (não me pareceu um jogo, tava mais para proof-of-concept) da Media Molecule que faz modelos e animações em 3D com a ajuda do controle Move. A Square Enix não falou nada de novo, já que a única coisa que ela mostrou foi o demo da E3 de Agni's Philosophy, o que foi decepcionante, já que muita gente está esperando um novo Deus Ex ou quem sabe um Final Fantasy que preste, já que estamos a mais de 10 anos sem um título bom desta franquia. Também foi anunciada o novo jogo da série Infamous: Second Son, onde o personagem principal não será o mesmo que nos dois jogos anteriores, além de um novo jogo da série Killzone, chamado Shadow Fall, que está belíssimo e é bastante promissor. Infelizmente (ou não), não tivemos anúncio de um Gran Turismo novo, God of War ou de algum IP da Naughty Dog para a próxima geração.

A nova engine da Capcom, codinome Panta Rhei. Provavelmente será usada em seus próximos jogos next-gen (ah, um Monster Hunter rodando nisso aí...)
O gameplay de Killzone: Shadow Fall. Eu REALMENTE pensei que era tudo CG até chegar em 4:25

A nova engine da Capcom também promete bastante, apesar de que ela estreou um IP novo (ou será que não, porque o título era provisório? Isso, só eles sabem) ao invés de anunciar algum exclusivo que faria todos babarem para comprar um PS4 neste mesmo segundo (um Monster Hunter 4G ou um remake de Rival Schools?). Também tivemos mais um vídeo exclusivo de Watch Dogs (estranhamente, já que será um jogo multi-plataforma) que deixou ainda mais pessoas com vontade de ter o novo console. Infelizmente, não teve nada da EA ou da Rockstar, mas em compensação, com certeza teremos jogos da Level 5 (Dragon Quest VIII, Rogue Galaxy), Atlus (Trauma Center, Shin Megami Tensei: Persona), Lucasarts (Star Wars 1313) e da Idea Factory (Hyperdimension Neptunia), além de, claro, contar com a Kadokawa Shouten e Bandai Namco, o que significa que teremos potencial para visual novels também (já pensou? Pra quem não gosta, é dela que são os jogos de Soul Calibur, Ace Combat e Tales Of, então vai ser maneiro).

O novo gameplay de Watch Dogs estranhamente me fez lembrar de True Crime... só que foda!

Na última hora do evento, foi revelado uma "parceria estratégica" entre a Blizzard e a Sony, que dará cria a uma versão para PS3 e PS4 de Diablo 3 com algumas coisas à mais como multiplayer split-screen e interface totalmente alterada para facilitar acesso ao inventário e hotkeys, que eu acho que teve uma boa influência de seus competidores, Trine 2 e Torchlight 2.

Então, tá se gabando que Destiny será exclusivo para Xbox...? Seria uma pena... se fosse um jogo multiplataforma, né...
A surpresa sempre vem por último, e neste evento não foi diferente. Contamos com a entrada de ninguém menos que a Bungie, empresa que praticamente só fez jogos para Xbox, PC e MACs e é responsável pela trilogia original de Halo (e Halo: Reach), que divulgou que seu próximo jogo, Destiny, também será lançado para PS3. Há uma explicação bem capitalista para isso: a Bungie entrou em um acordo de 10 anos com a distribuidora Activision, e como ela não é boba nem nada, quer lucrar o máximo possível com seus jogos. Também poderíamos relacionar isso com a vinda de Diablo 3 para o PS3/PS4, já que ela também foi comprada pela Activision há algum tempo, e também foi por um motivo semelhante que a Bioware, produtora da franquia Mass Effect que antigamente só fazia jogos para PC e Xbox, foi comprada pela EA para mais tarde lançar jogos desta franquia para o PS3.

Empresas third-party que já firmaram contrato com a Sony para desenvolver jogos para o PS4
Nada foi revelado sobre datas fixas de lançamento do console e de seus jogos, mas ela confirmou que será lançado no inverno americano, que seria o equivalente aos últimos meses de 2013, muito provavelmente igual o que aconteceu com Wii U e PSVita (pelo menos como ocorreu no Japão), já que é justamente nesta época que as pessoas mais gastam dinheiro. Alguns bons detalhes foram deixados no escuro, como se o PS4 rodará jogos físicos de PS3, se ele terá trava por região, se rodará jogos usados, seu preço, se haverá mudança na "rede social" da Sony, a Playstation Home, ou mesmo se no Brasil o console não custará mais de 2500 reais, mas pelo menos foi um bom evento para se ter idéia do que a próxima geração oferecerá para nós. Agora só nos resta ver quais outras informações e jogos serão revelados nos próximos meses, e o que a Nintendo (pfff... vai apostar tudo no próximo SSM/Zelda) e a Microsoft farão para competir com tantas novidades e inovações que a nova geração de videogames nos proporcionará.

Join the Playstation side of the force! \o/
Bem, eu fico por aqui porque já digitei bastante, mas depois a gente se vê!
Out.

Nenhum comentário:

Postar um comentário