quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

OLHA A BOMBA! VN de Angel Beats! até Agosto? Será?


Há algum tempo, desde o final de 2010 ~ meados de 2011, muita gente presenciou o que viria ser o trabalho sucessor de Little Busters! de Jun Maeda, roteirista e compositor principal da Key, a lendária empresa de visual novels famosas como Kanon, Air e Clannad. Este trabalho seria (sim, adivinhou!) Angel Beats, originalmente lançado em formato light novel (uma prequel do anime, mas serve) e mangá, e que em pouco tempo teve a sua adaptação para anime pelo estúdio P.A. Works, mesmo estúdio de Another e Tari Tari. O anime ganhou uma verdadeira legião de fãs, parte por ser deste estúdio e parte por ser dos criadores de Clannad, mas para quem já leu alguma coisa do original ou simplesmente acompanhou a repercussão disso na internet e fórums (ou se você tem alguns miolos e deixar de considerar os momentos nakige como da confissão do Hinata pra Yui e dos últimos 5 minutos do último episódio para enxergar a história como um todo), percebeu que foi uma adaptação ruim do original.

Culpa do estúdio? Culpa da Key por arriscar fazer um anime primeiro que a VN? Da verba disponível para fazer o anime? Simples falta de esforço e correria? Não importa de quem seja a culpa, a Key se aproveitou das críticas dos fãs e confirmou que ela faria uma visual novel própria da série num futuro próximo, corrigindo todas as possíveis falhas no roteiro e reformulando vários personagens para se encaixarem melhor na história (e fazerem eles terem papéis importantes ao invés de só fazer presença).

Pois bem, eu nem iria escrever um post hoje, mas depois de ver a notícia, não me contive. Pois é, o twitter de ninguém menos que o presidente da Visual Arts (pra quem não sabe, é a distribuidora dos jogos da Key... basicamente, eles que dão o cheque em branco pra Key fazer as VNs fodas dela) respondeu um tweet bem interessante perguntando sobre detalhes do lançamento da VN da série.
Fonte: http://yaraon.blog109.fc2.com/blog-entry-14428.html
Basicamente, está escrito o seguinte:

@Irosaku_G_D_M: O jogo de AngelBeats já está concluído? ><
@vavasyatyou: Ainda não, mas devemos anunciar antes do verão.

Verão japonês é equivalente ao nosso inverno, que vai dos meses de Junho até Agosto. Os jogos da Key geralmente são lançados de 3 em 3 anos (desconsiderando fan-discs, relançamentos e ports), e como a demo de Rewrite foi lançado em 2010, faz sentido que o próximo jogo da Key, que seja a demo deste, ser lançado neste ano. Maeda Jun já confirmou estar trabalhando tanto no roteiro quanto em músicas extras para o "próximo jogo da Key" no ano passado, além de que já havia sido dito que, em 2012, o jogo ainda não estava pronto o suficiente para ser anunciado... olha, ou é uma buta trollagem dos funcionários da Key, ou então as estrelas se alinharam e, realmente, a visual novel de Angel Beats! não está tão distante assim.

Yuri com uniforme da Angel? ... Pois é, no original é assim...
Eu não sei se já falei isso antes, mas eu gosto da série independente do que muitos falam por aí. A questão é que acabou sendo aquele anime com uma tonelada de potencial, só que no meio do caminho jogou tudo fora e passou a não fazer o menor sentido, tendo um cast de personagens imenso mas que apenas se aprofundou em em uns 4~5 deles, passando a ser um anime que o pessoal via apenas pelas (poucas) cenas dramáticas e pela trilha sonora. Com uma visual novel de verdade chegando, aí sim é um ótimo sinal indicando que esses erros todos serão consertados, já que teremos rotas para diversos personagens, e possivelmente um True End, como é de costume nas visual novels da Key.

Claro, o diretor da Visual Arts disse que vai anunciar o jogo até antes do verão japonês/nosso inverno, e não simplesmente que o jogo será lançado nessa data. Se a Key for esperta (e ela provavelmente já está pensando nisso de qualquer jeito), ela deve lançar alguma demo do jogo ainda neste ano com certeza, e deixe para lançar o jogo completo até 6 meses depois do lançamento da demo. Ela deve aproveitar (e muito) que ela ainda possui o anime de Little Busters! no ar para usar isso como uma faísca inicial que faça os fãs se lembrarem do anime de Angel Beats!, e a partir daí, usar todos os meios possíveis de anúncio para divulgar o seu novo trabalho. Até lá, só nos resta esperar e cruzar os dedos para uma boa visual novel da série, com um final digno da Key e de roteiro digno de Jun Maeda.


A gente fica por aqui pessoal. Até a próxima!
Out.

Um comentário: