sexta-feira, 4 de julho de 2014

Sekai Project anuncia: Planetarian na Steam e Grisaia no Kajitsu terá tradução oficial!


Todos os anos, a Anime Expo é a maior exposição relacionada com animação no ocidente, onde muitas produtoras têm o orgulho de anunciar suas maiores aquisições e planos para o mundo e para que eles possam dormir tranquilos realizados quando suas preces finalmente foram atendidas. Por vezes, é simplesmente o desejo de trazer algum anime para o ocidente, ou tradução de mangás para o país dele, mas se é algo que está acontecendo recentemente são os anúncios de tradução de visual novels para o inglês, coisa que está se difundindo lentamente, mas constantemente (ainda bem!). Grandes empresas que localizam estes jogos como Manga Gamer (visual novels da Overdrive, Navel, Softhouse Seal, Circus e Grey) e a Jast USA (Nitroplus, Peach Princess e G-Collections) são apenas algumas empresas que já fizeram anúncios nos anos anteriores, como o anúncio do já-lançado Steins;Gate em inglês e o anúncio do também-já-lançado-na-Steam World End Economica pela MangaGamer.

Neste ano, a Project Sekai, que para os mais antigos na vida otaku devem se lembrar como o fansub (que virou comercial) de School Days original, anunciou duas delícias para os fãs. Primeiro, para quem rezando para que a Key lançasse suas visual novels para o ocidente (e que não têm dinheiro pra comprar um iPhone e baixar a versão em inglês de Planetarian de lá), eles finalmente anunciaram que Planetarian ~O Sonho de uma Pequena Estrela~, será lançada oficialmente na Steam, em inglês e com o aval da Visual Art's, publisher dos jogos da Key. Não se ouviu falar de datas, mas acredita-se que o jogo será lançado ainda este ano (porra, eu e o Lighty traduzimos o jogo em 2 meses, esse é o mínimo que eles deveriam fazer!).

Ah, sim, e caso você queira já jogar a (excelente) kinetic novel original de 2004 em português, a Zero Force Translations possui um patch de tradução disponível aqui. Mas não vão me encher o saco perguntando se o patch vai ser compatível para a futura versão da Steam, viu? NÃO SERÁ!!


Para os fãs da também grande e conhecida visual novel de 2011 da Frontwing, Grisaia no Kajitsu, se você quiser dar um suporte oficial aos desenvolvedores, ter uma cópia física do jogo traduzido, ou simplesmente não conhece a série e quer dar uma chance (acredite, é bom), este jogo também terá uma tradução oficial para o inglês pela Sekai Project. O eroge de romance com drama, comédia e ação em boas doses também não teve uma data de lançamento específico, mas sendo um jogo para maiores de 18 anos, ele não dará as caras na Steam (pelo menos até chegar um dia em que a putaria vai comer solta... literalmente), mas sim nas lojas virtuais como Jlist e semelhantes. É bom saber que a série tá ganhando muita hype das empresas por aqui, uma vez que o anime da série também está em produção, com previsão de lançamento para a temporada de inverno deste ano (provavelmente em Outubro).

Fora esses anúncios, também houve a confirmação da tradução dos artbooks originais da franquia Narcissu, o primeiro projeto da companhia a ser lançada na Steam (e cuja tradução do primeiro jogo você pode verificar aqui também), o anúncio do cômico PacaPlus, e aquisições de outros grupos doujin para o lançamento de outras visual novels destes, tanto mais antigas (afinal, elas são curtas, então dinheiro fácil) até outras promissoras, como uma que mistura visual novel com Oculus Rift. Bem, foi novidade algo do gênero estar sendo feito, mas coisas com o dispositivo adquirido pelo Facebook estão se tornando cada vez mais frequentes, então seria apenas questão de tempo para um projeto assim se tornar realidade (falta só o Oculus Rift virar realidade, né? Para os consumidores, pelo menos)


E aí, gostaram da notícia? Bem, espero que sim. Vamos lembrar que a convenção ainda tá rolando, e, até agora, não tivemos anúncios da Manga Gamer, o que potencialmente significará outro post aqui assim que os anúncios forem dados.

Até a próxima, pessoal, e preparem suas carteiras!
Out.

Um comentário:

  1. É uma ótima noticia. Digo, assim teremos mais novel para jogar, não é? eheuheu Tirando o fato que isso expande as visuais novel para pessoas que ainda não conhecem esses ótimos games.

    ResponderExcluir